por Leonardo Marson
12 de setembro de 2012 - A Coreia do Norte segue como campeã mundial de futebol. A equipe asiática venceu na última segunda-feira a seleção da Indonésia por 2x0, jogando na casa do adversário, na cidade de Surabaya. Os gols norte-coreanos foram marcados por Pak Song Chol (foto) e Jong Il Gwan.
Você que leu o início deste texto deve estar se perguntando “esse cara está maluco?”, mas não. De fato, a Coreia do Norte é a atual campeã mundial de futebol, NÃO OFICIAL. Sim, existe um campeonato mundial não oficial de futebol, que tem seus jogos divulgados pela Unofficial Football World Championships (UFWC), através de seu site. O torneio chegou a ser alvo de uma reportagem de uma das mais conceituadas revistas de futebol do mundo, a Four Four Two.
O campeão mundial não oficial é definido em jogo único, com o vencedor defendendo o título no jogo seguinte, ao melhor estilo das associações de boxe, ou das ligas de MMA, como o UFC, quando o campeão enfrenta um desafiante. Em casos de empates nos confrontos, nada de disputas de prorrogação ou pênaltis. O time que estiver “defendendo” o título segue como campeão.
Com a vitória sobre os indonésios, a Coreia do Norte manteve uma série de sete defesas de títulos. Antes da Indonésia, a equipe norte-coreana passou por Japão, Kuwait, Tadjiquistão (duas vezes), Filipinas, Índia e Palestina (adversários bem alternativos, a exceção do Japão).
De acordo com a UFWC, os confrontos entre os selecionados de Inglaterra e Escócia, disputados nos primórdios do futebol, em 1872, definiam já naquela época qual a melhor seleção de futebol do mundo, já que naqueles tempos, os jogos se restringiam apenas aos dois países.
Assim como a FIFA, a entidade possui um ranking, que contabiliza quantas vitórias cada seleção possui, desde 1872. Não por acaso, lista é liderada pela Escócia, com 86 vitórias, 13 a mais em relação a Inglaterra, vice-líder. A Argentina vem na terceira posição, com 51 vitórias, enquanto o Brasil tem 29 triunfos, aparecendo na sexta posição.
Mas, o que a FIFA acha disto? Numa rápida “googlada”, não encontramos nada vindo da entidade presidida por Joseph Blatter sobre o assunto, mas de acordo com a UFWC, a entidade máxima do futebol “oficial” apoiou o “torneio concorrente”. Em uma nota, sem data de divulgação e sem assinatura de ninguém, a FIFA teria dito que “enquanto as pessoas se divertirem com futebol e ele for disputado com respeito entre os adversários, não violando as regras do jogo, acharemos o UFWC divertido”.
O próximo confronto valendo o título de campeão mundial não oficial de futebol acontece em outubro, quando a Coreia do Norte receberá o Irã.
Foto: Sky Sports

0 comentários:
Postar um comentário