4 de julho de 2012




por Leonardo Marson

5 de julho de 2012 - Eram 14h56min dessa quarta-feira quando chegou uma mensagem em meu celular:
“Tá chegando a hora...”
Era uma amiga de longa data, que acompanhou o time dela nas partidas de jogo de bola desde o início da fase final do campeonato.
Essa mesma amiga quase deixou de falar com este que vos escreve quando inventei de comentar, de forma “engraçada” a falha do beque do time dela, que entregou um gol para uma equipe venezuelana, logo no primeiro jogo. Ela respondeu firme:
“Fique na sua que seu time não está no campeonato!”
Após o susto do primeiro jogo, quando o time dela empatou com um gol no último segundo, aquela equipe viria a se classificar sem problemas, vencendo quatro jogos, e empatando apenas mais uma vez.
Veio o mata-mata. Junto com ele, veio à desconfiança de todos: o time não jogou bem no primeiro jogo de bola das oitavas de final, apenas empatando. Enfrentou uma equipe da cidade de Guayaquil no Equador, que tinha se classificado nos últimos segundos da fase de grupos, eliminando dois campeões desse torneio. Na partida de volta, uma atuação perfeita, e o time tornou-se um dos quadrifinalistas.
Na fase seguinte, o adversário era um rival conhecido. O mesmo rival que tanto trabalho dera na conquista do título de campeão brasileiro de jogo de bola no ano anterior. Na primeira partida, em terras cariocas, um empate sem gols. No jogo da volta, aparece novamente minha amiga:
“Estou no Pacaembu! Nervosa, mas o estádio está lindo!”
O jogo de bola prossegue tenso. Os cariocas perdem um gol incrível no início do segundo tempo. Nova mensagem apita no celular:
“Estou tremendo, quase não olho pro campo. Meus braços formigam!”
Aos 43 do segundo tempo, para a alegria (e também para a saúde) dela, sai o gol. E o time alcança a semifinal. Jogaria contra o campeão do ano anterior, o time do jogador da moda.
No jogo disputado no litoral paulista, uma vitória por placar mínimo. Na volta, novamente no estádio, ela vê o jogador da moda, de cabelo esquisito, marcar o primeiro gol da partida, e me pergunta no intervalo:
“Porque a gente gosta tanto deste jogo de bola?”
E o time dela empata no começo da segunda parte. E domina o resto da partida. Pela primeira vez este clube, o clube dela, estava na final do campeonato.
Chegou à decisão, contra um time que costumava vencer brasileiros e que queria se tornar o maior campeão do torneio do jogo de bola. Preocupação no primeiro jogo, minha amiga disse:
“Se conseguirmos fazer um golzinho, vai ser bom. Mas estamos tomando pressão.”
A pressão vira gol. A resposta dela possui uma palavra que não pode ser publicada... Mas o empate chega no final, vindo de um novato. Ela torna a comentar, timidamente:
“Aeeeee!”
No dia seguinte, uma mensagem dela chegou no início da noite, chateada:
“Estou tão triste, não consegui o ingresso da final. Já chorei muito...”
Nunca primei por ser educado, e disse para ela não chorar, para assistir de casa mesmo.
A tristeza passou, a semana passou e a expectativa explodiu em toda a torcida, inclusive nela. Certamente, a mensagem das 14h56min relatada no começo do texto não marcou o início da ansiedade. Ela vinha de anos e anos esperando o título do campeonato de jogo de bola, de tempos onde os rivais caçoavam do time dela.
Começa o jogo final contra os argentinos. Eles não tinham pressa, mas não conseguiam atacar. O gol não saia, mas ela insistia:
“Vai sair, ah vai!”
E sai! Sai o primeiro, sai o segundo, sai o grito do torcedor daquele time, tão execrado pelos rivais, que finalmente, às 23h52 do dia 4 de julho de 2012, pode dizer “eu sou campeão do jogo de bola”.
Ela, e mais alguns milhões comemoram o titulo, que segundo ela é dedicado:
“Para todos aqueles que torceram, sofreram e vibraram. Para todos aqueles que sonharam com esse dia. Para todos aqueles que estavam com o grito preso na garganta.”
Parabéns a todos os torcedores deste time. E preparem-se para um desafio maior, em dezembro, no outro lado do mundo.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Equipe Futebol Total © 2011 | Designed by RumahDijual, in collaboration with Online Casino, Uncharted 3 and MW3 Forum